Bem Vindos a Floricultura Maison Garden
Close
Av. Salim Farah Maluf, nº 1880 - Tatuapé - SP

 

 

 

 

Nome comum: Alfazema.

Nomes populares: Alfazema, Lavanda, Lavandula, NardoQueridos amigos,
As alfazemas são sem dúvida uma das  plantas favoritas e que utiliza-se muito nos projetos dos jardins. Gostam de sol e calor, precisam de pouca água, são resistentes, aromáticas, fazem maciços extraordinários, quando em flor são as “rainhas do jardim”. Também ficam lindas  em vasos e floreiras. Há muitas espécies, variedades e cultivares de alfazemas mas são todas do género Lavandula. Existe o rosmaninho que é uma alfazema e é espontâneo no nosso país.
Sementeira: As sementes de Alfazema semeiam-se de Maio a Julho ao ar livre e de Abril a Junho em estufa.

Transplantação: As pequenas plantas de Lavanda transplantam-se de Junho a Setembro. Floreira /vaso – Dá-se bem em vaso mas precisa de espaço para se desenvolver e durar bastantes anos (30- 40 cm ø) são suficientes, num vaso deve colocar apenas uma planta.

Luz: A alfazema prefere locais ensolarados.

Solos: Os solos para cultivo de alfazema devem ser bem drenados, ligeiros, arenosos, cálcarios ou neutros e que não sequem demasiado.

Temperatura: A lavanda tem grande resistência ao frio, e ao calor. É aconselhável proteger o pé da planta no Inverno com turfa ou terra.

Rega: Necessita de regas regulares mas nunca em excesso.

Adubação: A adubação da cultura de lavanda não deve ser abundante. Anualmente efectua-se uma adubação  no início da Primavera.

Época de floração: Maio – Novembro

Cor da floração: Roxo

Colheita: os caules de Lavanda são apanhados imediatamente antes de florescerem. As folhas podem ser colhidas a qualquer momento.

Conservação: Para obter essência de alfazema, apanham-se os raminhos com as flores quando elas começam a florescer, que é precisamente quando emanam um perfume mais forte e penduram-se em pequenos raminhos a secar. As espigas com flor também podem ser secas em gavetas abertas.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

0
Connecting
Please wait...
Enviar Mensagem.

Desculpe não estamos online no momento.

* Nome
* Email
Qual o Assunto?
Entrar

Precisa de Ajuda?

* Seu Nome
* Email
Qual é sua Dúvida?
Nós estamos Online!
Comentários

Ajude nos a melhorar nosso atendimento.

Como você classifica nosso atendimento?